top of page

Regras & Regulamentos

Tradução do Manual de Regras e Regulamentos da WBC Muaythai.

Este documento não esta formatado nas normas ABNT, pois ainda é uma tradução literal que será revisada para a sua posterior publicação. Entretanto, os direitos de tradução pertencem a Ricardo Santana. Portanto não é permitido qualquer tipo de reprodução sem a autorização do tradutor.

 

 

Regras e Regulamentos

 

 

 

A WBC MUAYTHAI trouxe ao mundo o reconhecimento das habilidades e técnicas do Muaythai. Sobre a direção do Presidente Pol. General Kovid Bhakdibhumi e o Presidente da WBC Dr. Jose Sulaiman, esta entidade tem regras e regulamentações padronizadas para garantir uma alta segurança dentro do ringue. A formação da WBC Muaythai seguiu-se de um encontro com o Dr. Jose e General Kovid com sua Majestade o Rei da Tailândia.

 

 

Regra 1: O ringue e o estádio

 

Nas competições, o ringue e o estádio devem ser:

  1. O ringue é um lugar construído para competições de boxe. Ele deverá ser construído de forma segura, em um nível de segurança e sem nenhuma obstrução e deve ter o seu piso estendido alem das cordas em uma distancia mínima de 90 centímetros.

  2.  O piso do ringue deverá ser acima do chão pelo menos 1,20 metros, mas não devera ser mais alto que 1.50 metros. Em cada um dos quatro corners, um poste será elevado com a medida de 10 – 12.5 cm de diâmetro, esta elevação será a partir do solo, e não dever ultrapassar a medida de 2.70 metros. O piso do ringue devera ser coberto com material suave, tipo borracha, pedaços suaves de tecido, espumas (tipo esponjas), ou material similar na espessura de 2.50 centímetros ate 3.75 centímetros, sendo o mesmo recoberto por uma lona de forma segura e firme que cubra toda a área do ringue.

  3. A construção do ringue devera ser feita de forma que o córner vermelho fique do lado esquerdo da mão do Presidente de mesa dos oficiais que irão atuar no ringue, e o córner azul em oposição ao córner vermelho e os outros dois corners deverão ser neutros (na cor branca)

  4. Existem quatro cordas que irão circundar o ringue, as mesmas deverão ter de 3-5 cm de diâmetro, recobertas de material suave e macio, e fixada firmemente nos postes dos quatro corners. As cordas deverão ser fixadas a partir do piso do ringue nas seguintes distancias 45 cm, 75 cm, 1.05 m e 1.35 metros, respectivamente medidos a partir da corda do topo. As cordas de cada lado deverão ser recobertas por pedaços de tecidos 3 – 4 cm largura com espaços iguais entre os outros. Estes pedaços de tecido, deverão estar devidamente fixados para prender as cordas. Todos os quatro corners deverão ser recobertos por almofadas (espumas) ou outro material de boas condições para proteger o boxeador de possíveis lesões. Deve haver uma escada no córner vermelho e outra no córner azul, para os lutadores, os auxiliares e técnicos, o arbitro, e o medico do ringue para entrarem no ringue e exercerem seus deveres.

  5. Duas caixas plásticas ou outro tipo de material deverão estar nos corners neutros, pelo lado de fora, para que o arbitro descarte algodoes ou qualquer outro material que foi usado no ringue.

  6. O estádio é o local onde ficar estabelecido o ringue. É um quadrado de 6.10x6. 10 m (tamanho pequeno) ou 7.30x7.30 m (tamanho grande), medidos a partir do bordo interior das cordas do ringue.

 

 

Regra 2: Equipamentos de ringue para competições

 

 

2.1 duas cadeiras (bancos) para os lutadores

2.2 rodos para limpar o chão e duas toalhas para secar o chão.

2.3 duas garrafas pequenas para beber água e duas garrafas spray para água

2.4 duas toalhas

2.5 Dois baldes de água

2.6 mesas e cadeiras para os oficiais

2.7 Um sino/gongo

2.8 um ou dois cronômetros

2.9 cartões de pontuação

2.10 uma urna lacrada para os cartões de pontuação

2.11um conjunto de round, marcador de tempo, e marcador

2.12 dois pares de luvas de boxe

2.13 dois calções de luta, nas cores vermelho e azul

2.14 dois protetores bucais e protetores genitais para os boxeadores

2.15 Duas telas (tipo biombos) em caso do boxeador ter se esquecido de colocar a coquilha ou protetor genital, ou estiver vestido de forma imprópria.

2.16 Uma maca

2.17 um par de tesouras (com pontas arredondadas)

2.18 outros instrumentos essenciais para competições, tipo, amplificador, microfone, etc.

 

 

Regra 3: Luvas

 

3.1 As luvas usadas em competições devem ter uma porção de couro não mais pesada que a metade de seu peso

 

(1/2) do peso total das luvas e a medida do interior das luvas não devera ser menos que a metade

(1/2) do peso total das luvas. Não sendo permitido mudar a forma das luvas, nem seu estofamento, as medidas deverão seguir as medidas padrões especificadas para formato e peso.

 

3.2 em competições, os lutadores deverão apenas usar luvas certificadas pelo “Board of Boxing Sport” de acordo com as regulamentações e deverão ser fornecidas pelo promotor do evento ou patrocinador do evento.

 

3.3 Os tamanhos das luvas para competições são os seguintes:

 

3.3.1 os lutadores na categoria de peso mini mosca e meio ligeiro deverão usar luvas de 6 onças (132 gramas)

3.3.2 os lutadores do peso super featherweight e welterweight deverão usar luvas de 8 onças (277 gramas)

3.3.3 os lutadores entre os pesos super welter e demais categorias deverão usar luvas de 10 onças (284 gramas)

 

3.4 Os laços das luvas deverão estar amarrados fortemente com nós atrás dos pulsos. O uso das luvas devera ser inspecionado e carimbado por um inspetor de luvas que deverá observar e controlar a vestimenta das luvas para assegurar que os boxeadores estão de acordo com as regras até que estes subam ao ringue.

 

 

Regra 4: Bandagens de mãos

 

4.1 Nas competições, os boxeadores deverão enfaixar suas, mãos com bandagens suaves para mãos, num tamanho que não exceda 6 metros e que não ultrapasse a largura de 5 cm, para cada mão.

 

4.2 Nas competições, os boxeadores podem usar fitas adesivas, ou gesso, mas não mais que dois e meio metros e a metade de largura em centímetros para cada não, para proteger o pulso ou a dorso da mão. É absolutamente proibido colocar nas articulações das mãos.

 

4.3 Nas competições, os competidores deverão usar apenas bandagens providas pelo promotor do evento ou pelo patrocinador da luta, é absolutamente proibido o uso de qualquer outra bandagem que sano seja a provida pelos organizadores do evento.

 

4.4 a bandagem das mãos devera ser inspeciona e carimbada por um funcionário que certificara que estão de acordo com as regras antes de os lutadores ser permitido de colocar as luvas.

 

Regra 5: Uniformes

 

5.1.1 Os lutadores deverão usar shorts na altura da metade da coxa, sem camisetas e shorts.

5.1.2 o lutador devera usar protetor genital ou coquilha, que devera ser feita de material forte capaz de protegê-lo de joelhadas ou outros tipos de golpes. E devera ser amarrado de forma segura na parte de trás de forma que não fique aparecendo, ou seja, desamarrado durante a luta.

5.1.3 o lutador não deverá usar cabelo solto ou cabelos despenteados, se o mesmo usar cabelo longo, este devera estar bem amarrado.

5.1.4 Os lutadores deverão usar um mongkol sagrado para prestar homenagem antes do combate. Entretanto, durante o combate, os lutadores podem usar um amuleto, ou tira de tecido, tipo prajied nem torno do bíceps, fortemente amarrado, mas que seja feito de um material que não cause nenhum tipo de lesões.

5.1.5 o lutador poderá usar tornozeleiras, um em cada tornozelo, para sua proteção. A bandagem de pernas e tornozelos não é permitida.

5.1.6 Os lutadores não deverão usar cintos ou ornamentos perigosos.

5.1.7 não é permitido o uso de vaselina, bálsamos ou óleos, gorduras ou pomadas herbais no corpo e luvas do boxeador.

 

5.2 Violações de vestimentas

 

Em caso do uniforme do boxeador não estiver limpo ou de açodo com as regras 5.1, o arbitro tem a autoridade de ordenar que os lutadores corrija sua falta antes de começar a luta. Durante a luta, se as luvas dos boxeadores ou suas vestimenta estiverem deslocadas, o arbitro ira parar a ação e corrigir a s faltas.

 

Regra 6: Categorias e pesos limites para competições

Divisões                                                                                 limites de pesos

 

6.1.1 mini mosca                                           de 45 kg (mas nunca acima de 47.727 kg

 

6.1.2 mosca leve                                           deve ser acima de 47.272 kg, mas nunca acima 48.988 kg

 

6.1.3 mosca                                                    deve ser acima de 48.988 kg, mas nunca acima de 50.802 kg

 

6.1.4 super mosca                                         deve ser acima de 50.802 kg, mas nunca acima de 52.163 kg

 

6.1.5 bantam                                                  deve ser acima de 52.273 kg, mas nunca acima de 53.524 kg

 

6.1.6 Super Bantan                                      deve ser acima de 53.524 kg, mas nuca acima de 55.338 kg

 

6.1.7 Pena                                                      deve ser acima de 55.338 kg, mas nunca acima de 57.153 kg

 

6.1.8 Super pena                                          deve ser acima de 57.153 kg, mas nunca acima de 58.967 kg

 

6.1.9 peso leve                                              deve ser acima de 58.967 kg, mas nunca acima de 61.235 kg

 

6.1.10 super leve                                           deve ser acima de 61.235 kg, mas nunca acima de 63.503 kg

 

6.1.11 ligeiro                                                  deve ser acima de 63.503 kg, mas nunca acima de 66.678 kg

 

6.1.12 super ligeiro                                       deve ser acima de 66.678 kg e nunca acima de 69.853 kg

 

6.1.13 peso médio                                         deve ser acima de 69.853 kg e nunca acima de 71.575 kg.

 

6.1.14 super médio                                       deve ser acima de 71.575kg, mas nunca acima de 76.204

 

6.1.15 pesado leve                                        deve ser acima de 76.364 kg, mas nunca acima de 79.379 kg

 

6.1.16 cruzador                                              deve ser acima de 79.379 kg e nunca acima de 86.183 kg

 

6.1.17 super cruzador                                  deve ser acima de 86.183 – 95.455 kg

 

6.1.18 pesado                                               deve ser acima de 95.455 – 104.545 kg

 

6.1.19 super pesado                                     deve ser acima de 104.545 kg e acima.

 

6.2 Pesagem

 

6.2.1 os boxeadores deverão pesar 24 horas antes do tempo determinando para a luta. O organizador poderá mudar a tabela de horários se for necessário.

 

6.2.2 Depois da pesagem, os lutadores deverão passar por um exame medico realizado por um medico certificado, que aprovara sua capacidade física e sua saúde.

 

  1. O treinador do lutador, seu agenciador, ou representante devera testemunhar a pesagem.

 

  1. Regulamentações de peso

 

6.3.1 o boxeador devera pesar pelo menos 45.454 kg ou mais, e devera competir com um peso de ate 5 quilos de diferença.

 

6.3.2 O boxeador devera ter pelo menos 3 horas de descanso depois da pesagem para estar apto a competir.

 

Regra 7: Rituais e costumes

 

7.1 Antes de qualquer combate o boxeador devera prestar homenagem de acordo com as artes e costumes, acompanhado de instrumentos musicais tailandeses (javanês oboé, tambor javanes, e um por de pequenos cymbals) para a musica. O combate ira começar depois da musica terminar.

 

7.2 Rounds para competições: um combate consiste em 5 rounds de 3 minutos cada um com 2 minutos de intervalos para descanso entre os rounds. O tempo parado durante o combate, por interrupções, advertências, e correções de vestimentas dos lutadores, ou qualquer outra causa, é excluído do tempo de contagem do round.

 

 

Regra 8: As qualificações dos lutadores e proibições

 

8.1 Idade mínima completa de 15 anos.

8.2 peso mínimo de 45. 454 kg

8.3 não ter nenhum problema de saúde, como específico pelas anotações do medico.

Regra 9: Auxiliares

 

Nas competições em geral, um lutador devera ter 2 auxiliares. O arbitro devera ser informado sobre quem será o auxiliar principal (técnico) e o seu assistente antes do começo da luta. Entretanto, para as lutas de campeonatos, o lutador poderá ter 3 auxiliares, mas apenas 2 deles serões permitidos entrar no ringue durante o intervalo do round.

 

Os deveres dos auxiliares:

9.1 Os auxiliares não deverão dar nenhuma advertência ou encorajar seus lutadores durante o combate. Se eles violarem esta regra, o arbitro ira adverti-los, e desencorajá-los desses atos.

 

9.2 Durante a luta, os auxiliares deverão estar em seus assentos. Antes de cada round eles deverão retirar do ringue toalhas, garrafas de água, ou qualquer outro material de dentro do ringue.

 

9.3 durante o intervalo do round, os auxiliares deveram checar as vestimentas do lutador e prepará-lo para o próximo combate. Se houver qualquer problema, o auxiliar deverá notificar imediatamente e arbitro para solucionar.

 

9.4 Quando estiver aplicando água no lutador, os auxiliares não deverão molhar o chão do ringue. Eles deverão ter toalhas para os lutadores.

 

9.5 Os auxiliares não deverão usar palavras rudes e não deverão machucar seus lutadores durante a luta ou após.

 

9.6 os auxiliares deverão usar camisetas de uniforme ou roupas de sua equipe as quais pareçam apresentáveis em tal evento.

 

9.7 Os auxiliares deverão ter seus próprios materiais e equipamentos para suporte de seu lutador, no seu corner, como os seguintes:

 

9.7.1 água

9.7.2 gelo

9.7.3 toalhas

9.7.4 adrenalina 1/1000 solução ou outra substancia aprovada pelo medico autorizado que estiver presente no ringue.

9.7.5 Gaze

9.7.6 algodão

9.7.7 uma tesoura sem pontas (as pontas deverão ser arredondadas)

9.7.8 ataduras de crepons

9.7.9 ataduras elásticas ou gazes de algodão

 

9.8 O auxiliar chefe do lutador poderá desistir por seu lutador, subindo dentro do ringue. Não será permitido jogar esponja ou toalhas no ringue.

 

 

 

Regra 10: Árbitros

 Os árbitros deverão usar calcas azuis ou pretas, camisas na cor azul, ou em outra cor clara, e podem usar pulôver com o emblema da Board of Boxing Sport´s ou o emblema do próprio estádio, no bolso esquerdo e no alto e gravata tipo borboleta. Seus sapatos deverão ser baixos e confortáveis. Eles não deverão usar óculos ou ornamentos de metal. Suas unhas deverão estar bem cortadas.

 

10.1 Os deveres dos árbitros:

 

10.1.1 O dever prioritário do arbitro é salvaguarda e proteger o lutador contra injurias.

10.1.2 O arbitro deverá sempre preservar regras e justiça

10.1.3 O arbitro devera controlar de perto a luta o tempo todo.

10.1.4 O arbitro devera inspecionar as luvas, vestimentas e protetores dos lutadores.

10.1.5 Os árbitros deverão usar três comandos (em tailandês) como os seguintes:

 

YUD : ordena o lutador PARAR

YAK: ordena os lutadores a separarem um do outro.

Depois de o comando PARAR, os dois lutadores devem dar um passo atrás e prepararem-se para começar a lutar novamente.

CHOK: ordena os lutadores a LUTAR

 

10.1.6 o arbitro devera mostrar através de sinal, e de forma correta o lutador que cometeu alguma falta

 

10.1.7 quando o arbitro desclassificar um lutador, por causa de uma violação grave de uma regra ou ele parar a luta, ele devera notificar o presidente dos oficiais do ringue as suas razoes, para que posteriormente seja anunciado aos espectadores.

 

10.1.8 O arbitro não devera permitir que um lutador que viole uma regra, tenha vantagens, por exemplo: agarrar-se nas cordas para chutar ou dar joelhadas em seu oponente, etc.

 

10.1.9 o arbitro não devera favorecer um lutador para que ganhe ou perca uma luta, por exemplo: fazer uma contagem rápida demais ou muito lenta, advertindo ou deixando de advertir, etc.

 

  1. Quando o combate terminar, o arbitro devera recolher os cartões que constam o resultado dos 3 juízes. O arbitro ira apontar o corner ganhador de acordo com a decisão majoritária, Ele, então, ira erguer a mão do vencedor. Depois ele entregará os cartões com os resultados (score) para o presidente do ringue oficial, para a inspeção.

  2. O arbitro nunca devera criticar e nem dar entrevistas sobre os resultados de uma luta futura ou passada, a menos que ele tenha permissão do presidente do ringue oficial.

  3. Os poderes do arbitro:

 

10.2.1 parar uma luta quando ele vir que um dos lutadores esta fora de sua categoria

 

10.2.2 parar uma luta quando vir que um dos lutadores este seriamente ferido ou lesionado para continuar a luta. Ele devera consultar o medico do ringue e ele devera seguir a sugestão do medico após sua avaliação

 

10.2.3 para uma luta quando vir que um dos lutadores intencionalmente ‘para’ a luta. Neste caso os dois lutadores serão desclassificados.

 

10.2.4 parar uma contagem quando vir que se ele continuar a contagem colocara o lutador em perigo.

 

10.2.5 parar uma contagem quando o oponente não for par ao corner neutro, ou quando este sair do corner neutro antes mesmo da contagem ter terminando.

 

10.2.6 parar uma ação para advertir ou admoestar um lutador que esta violando as regras ou por qualquer outro motivo para restaurar a justiça ou reforçar as regras.

 

10.2.7 desclassificar um lutador que ignora os comandos do arbitro, ou prejudica o arbitro ou trata o arbitro de forma agressiva e ofensiva.

 

10.2.8 tirar os poderes do auxiliar que não obedecer às regras. O arbitro devera desclassificar o lutador, o qual os seus auxiliares não obedecer às ordens do arbitro.

 

10.2.9 para os lutadores que violam severamente as regras, o arbitro tem o poder de desclassificá-lo ou ele devera declarar a luta como “sem decisão” depois advertir, ou ate mesmo sem advertir.

 

10.2.10 advertir com cautela o lutador que violou as regras, então o arbitro devera parar a ação antes e advertir de modo que o lutador entenda claramente, a causa e o objetivo de tal advertência.

O arbitro devera mostrar um sinal com as mãos, e apontar o lutador para que os três juízes possam notificar em seus cartões. O arbitro devera desclassificar o lutador que tiver três advertências ou declarar “nenhuma decisão”. Se for uma ofensa muito seria, o arbitro devera desclassificá-lo sem mesmo ter feito qualquer admoestação ou advertência.

 

10.2.11 Avisos: O arbitro devera avisar o lutador para que seja mais cuidadoso. Ele ira prevenir para que os lutadores não cometam erros os quais irão contra as regras.

 

10.2.12 procedimento de contagem para lutadores que estejam fora do ringue.

10.2.12.1 Quando um lutador tiver atacado seu oponente com golpes legais, e como resultado, o lutador cai fora do ringue, ficam no estádio, o arbitro devera ordenar seu oponente para ir ate o corner neutro. Se o lutador que este caído fora do ringue, demorar em levantar e voltar ao ringue, o arbitro devera contar imediatamente.

 

10.2.12.2 quando um lutador cair fora do ringue, o arbitro devera parar a contagem se o lutador estiver incapacitado, ou demorando em levantar e voltar ao ringue. O arbitro devera advertir claramente o ofensor e continuar a contagem se o ofensor desobedecer, o arbitro então devera parar a luta e informar o presidente do ringue oficial.

 

10.2.12.3 quando os dois lutadores caírem simultaneamente fora do ringue, o arbitro devera começar a contagem. Se os dois lutadores começarem a demorar a voltar à ação, o arbitro devera parar a contagem e claramente advertir o ofensor. Depois disto, o arbitro retomara a contagem. Se o ofensor desobedecer, o arbitro deverá desclassificar aquele lutador que perder a luta ou declarar “nenhuma decisão”

 

10.2.12.2.4 se os dois lutadores caírem fora do ringue, o arbitro devera começar a contagem. Quando um lutador estiver apto a voltar ao ringue antes da contagem de 20 o arbitro devera declarar o lutador como vencedor. Entretanto, se os lutadores não tem condições de voltar ao ringue antes dos 20, o arbitro ira declarar a luta como empatada.

 

10.2.13 interpretar uma regra ou programar caso ocorra um fato que não esteja descrito em nenhuma dar regras.

 

Regra 11: Juízes

 

Os juízes deveram estar vestidos com o mesmo uniforme dos árbitros. Eles poderão usar óculos enquanto estiverem exercendo seus deveres. Os deveres dos juízes são os seguintes:

 

11.1 cada juiz devera sentar em um dos lados do ringue, com uma distancia dos espectadores. Durante a luta, os juízes não poderão falar com os lutadores ou qualquer outra pessoa. Se necessário, eles poderão falar com o arbitro durante os intervalos de descanso entre os rounds.

 

11.2 Os juízes deverão decidir o placar de forma independente e de acordo com as regras. Eles deveram marcar o placar, nos cartões de score imediatamente após o termino de cada round. Eles deverão marcar a pontuação dos dois lutadores assim que terminar cada round. Eles deverão identificar o vencedor e assinar seu cartão de score antes de entre-lo nas mãos do árbitro.

 

11.3 os juízes não deverão deixar seus assentos ate que o arbitro declare uma luta por encerrada.

 

11.4 Os juízes nunca deverão criticar ou dar entrevistar sobre resultados de lutas futuras ou passadas a menos que seja permitido pelo presidente dos oficiais do ringue.

Regra 12: presidente dos oficiais do ringue

 

Os deveres o presidente dos oficiais do ringue são os seguintes:

 

  1. Assegurar os deveres dos árbitros e juízes no programa do evento

  2. Controlar o desempenho dos árbitros e juízes com as regras previstas

  3. Examinar o desempenho dos árbitros e juízes. Se o desempenho de algum arbitro ou juiz for de forma incorreta ou ineficiente, o presidente dos oficiais do ringue devera reportar sua examinarão para o presidente do estádio de boxing.

  4. Solucionar problemas na competição e reportar eventuais incidentes ao Presidente do estádio de boxing.

  5. Advertir o arbitro ou juiz em qualquer decisão - cometendo erros,

  6. Examinar os cartões de escore para a correção de somatórias dos pontos, nome dos lutadores, identificação do ganhador e assinatura dos cartões de pontuação. Após sua inspeção, ele notifica ao locutor do ringue sobre o resultado da luta, o qual ira anunciar aos espectadores.

  7. Notificar o presidente do estádio de boxing para que o mesmo reporte ao Board of Boxing Sport punições consideráveis em caso de um lutador ter feito intencionalmente e severamente violado as regras q de forma contraditória com a ética e espírito esportista.

  8. Se houver um problema não usual com um arbitro ou juiz que os faça incapacitados de trabalhar, o presidente dos oficiais de ringue devera tomar ações imediatas e significativas, para que a luta possa continuar.

 

  1. O presidente dos oficiais do ringue tem os seguintes poderes:

O presidente dos oficiais do ringue pode sobrepor à decisão dos arbitro e juízes revisando suas decisões como árbitros e juízes nos seguintes casos:

 

  1. Quando o desempenho do arbitro e suas decisões são contraditórias com as regras

  2. Quando os juízes tiverem adicionado pontos incorretamente nos seus escores, resultando uma decisão diferente das evidências atuais.

 

 

Regra 13: Cronometrista e locutor

 

13.1 os deveres do Cronometrista: contar o numero de rounds e o tempo de luta de cada round, contar o tempo de descanso entre os intervalos dos rounds, contar o tempo e os tempos - afora,

 

13.1.1 sinalizar o inicio e o fim de um round, soando o gongo ou sino

13.1.2 sinalizar com um tempo de 5 segundos antes do começo de cada round para os auxiliares limparem o ringue e deixarem apenas o lutador.

13.1.3 parar o tempo por interrupções por ordem do arbitro

13.1.4 contar corretamente o tempo com um cronometro ou relógio

13.1.5 o Cronometrista não devera soar o gongo/sino enquanto o arbitro estiver contando, mesmo que o tempo de luta do round tenha terminado. O Cronometrista não ira soar o gongo/sino quando o arbitro ordenar “lutem”.

 

  1. Os deveres do locutor são os seguintes:

 

  1. Anunciar o nome, sua equipe, corner e peso de ambos os lutadores para os espectadores, enquanto o lutador estiver entrando no ringue.

  2. Anunciar os segundos que os auxiliares tem para deixar o ringue quando eles escutarem o sinal de advertência no gongo/sino feito pelo Cronometrista.

  3. Anunciar o início e fim de casa round

  4. Anunciar o escore de ambos lutadores e indicar o ganhador por decisão.

 

Regra 14: Decisões

 

14.1 vencendo por pontos

Quando a luta termina, o lutador que ganhar por maioridade dos juízes, será declarado vencedor.

 

14.2 vencedores por Nocaute (KO)

Se um lutador é nocauteado e “cai” e não pode continuar a luta na contagem de 10 segundos, seu oponente será declarado vencedor por nocaute.

 

14.3 vencedores por nocaute técnico (TKO)

Um lutador ganhara uma luta por nocaute técnico nas seguintes condições:

 

14.3.1 quando um lutador claramente demonstra ser melhor em técnica e eficiente, do que seu oponente e o mesmo esta sendo severamente injuriado e atacado.

 

14.3.2 quando seu oponente não consegue voltar à luta após o intervalo de descanso entre um round e outro

 

14.3.3 quando seu oponente este seriamente lesionado e não consegue continuar a luta

 

14.3.4 quando seu oponente já tiver 2 knock down ou 3 em um round ou mais do que 4 tempos desde o começo do primeiro round

 

14.3.5 quando seu oponente cair fora do ringue e não pode voltar ao ringue depois de o arbitro ter contado 10 ou 20.

 

14.3.6 quando seu oponente estiver machucado excessivamente, ou por outras causas

 

14.4 vencedores por desclassificação do oponente

Um lutador ganhara a luta quando seu oponente violar severamente as regras pelas quais o arbitro o desclassificou, por este não ter seguido suas admoestações, advertências feitas de antemão.

 

“14.5 Vencedor por não comparecimento” (WO)

 

Em caso de um lutador não passar pela avaliação física do medico, ou ele não aparecer na pesagem, ou não apresentar-se na escala de lutas, seu oponente será declarado vencedor por “não comparecimento”.

 

14.6 Decisões por empate

 

Uma luta ser decidida como empate nas seguintes condições:

 

14.6.1 a decisão da maioria é a mesma (empatada)

14.6.2 quando os dois lutadores são nocauteados e os dois foram abertos contagem ate 10

14.6.3 quando os dois lutadores tiverem caído fora do ringue e tenha sido contado ate 20

14.6.4 quando os dois lutadores estão seriamente lesionados e não tem condições de continuar a luta.

 

14.7 sem decisão.

““Quando o arbitro considerar qualquer lutador ou ambos “lutaram desonrosamente”,” ele declara que”, não há decisão para a luta do corner vermelho / corner azul / ou ambos lutadores lutaram desonrosamente.

 

14.8 decisões por não haver luta

No caso dos lutadores prenderem a luta e eles foram advertidos pelo arbitro, mas continuam prendendo a luta, o arbitro devera parar a disputa e declarar como “não houve luta” para esta disputa.

 

14.9 Cancelamentos da luta

No caso de danos ao ringue, um motim dos espectadores, ou uma situação inesperada causando a impossibilidade de continuidade da luta, o arbitro devera cancelar a disputa e declarar “disputa cancelada”.

 

Regra 15: Procedimento de pontuação

 

Devera ser seguido com os seguintes critérios:

15.1 quando o lutador usa seus punhos, joelhos, e cotovelos como as técnicas do Muaythai para atacar seu oponente com força, com precisão e de acordo com as regras.

 

15.1.1 quando um lutador tiver mais ataque em seu oponente com as técnicas do Muaythai ganhara o round

 

15.1.2 o lutador com maior peso, forca e ataques limos sobre seu oponente seguindo as técnicas do Muaythai, será declarado vencedor do round

 

15.1.3 o lutador que causar maiores danos em seu oponente seguindo as técnicas do Muaythai será declarado vencedor do round

 

15.1.4 o lutador que mostra mais ofensividade e agressividade nos seus ataques ganhara o round

 

15.1.5 o lutador que melhor demonstrar técnicas ofensivas, técnicas defensivas, técnicas de esquivas, ou técnicas de contra ataque do Muaythai ganhara o round

 

15.1.6 o lutador que menos violar as regras ganhara o round

 

15.2.2 os critérios de retirada de pontos são:

15.1.2.1 o lutador que violar qualquer regra quando estiver usando a arte do Muaythai

15.1.2.2 quando o ataque ao oponente pelas técnicas do Muaythai for aos braços ou pernas como técnicas de defesa

15.1.2.3 o lutador que chuta seu oponde com golpes baixos, ou que tem sua perna presa pelo adversário e é levado ao chão; este será considerado culpado por tentativa de levar seu opoente ao chão, e não terá nenhum ponto

15.1.2.5 atirando seu oponente ao chão do ringue sem usar nenhuma técnica de Muaythai

 

15.2 Sistemas de pontuação para um combate:

15.2.1 10 pontos dado ao vencedor do round e seu oponente recebera 9-8-7 pontos proporcionalmente. Entretanto, os pontos não serão dados em fracionamente (10:9-8-7)

 

15.2.2 ate mesmo para um round, ambos lutadores poderão receber 10 (10:10)

15.2.3 o vencedor recebe 10 e o perdedor recebe 9 (10:9)

15.2.4 o ganhador do próximo round ganha (10) e o perdedor 9 (10:9)

15.2.5 o ganhador do round, tendo seu oponente tenha uma contagem, recebera (10) e score (8)

15.2.6 o vencedor do round (10) e seu oponente tenha uma contagem recebera (7)

15.2.7 o ganhador do round (10 e seu oponente tenha duas contagens (7) sendo (10:7)

15.2.8 o lutador que tenha uma advertência não devera ganhar pontuação cheia (10) no round. Uma advertência do arbitro será descontado 1 ponto de cada.

 

 

Regra 16: Violação de regras

 

O lutador que se comporta intencionalmente desta forma, será considerado como um violador de regras.

 

16.1 Morder, socar os olhos, cuspir sobre o adversário, mostrando a língua para fazer caretas, bater na cabeça

 

16.2 atirando, jogando no chão do ringue, prendendo os braços do oponente, usando técnicas de judô e wrestling

 

16.3 caindo intencionalmente sobre seu oponente, ou após ele ter caído

 

16.4 segurando-se nas cordas para lutar ou com outros propósitos

 

16.5 usando palavras provocativas durante a disputa

 

16.6 desobedecendo às ordens do arbitro

 

16.7 usando golpes baixos propositalmente sobre o oponente, em seu protetor genital ou na virilha, clinchando para joelhadas na coquilha. Para estas violações o arbitro tem o direito de dar um tempo de 5 minutos para o lutador que foi atacado, para que o mesmo possa recuperar-se e continuar.

 

16.8 segurando as pernas do oponente por dois passos sem aplicar nenhum golpe. O arbitro devera ordenar que pare esta ação e advertir o lutador. Depois de duas advertências o arbitro poderá expulsar.

 

16.9 depois de receber golpes de chutes nas pernas e o mesmo estiver no chão. Isto é considerado ter vantagens sobre seu oponente. O arbitro deverá advertir. Se o lutador repetir o mesmo ato, e o arbitro já tiver aplicado duas advertências, o arbitro poderá expulsar o mesmo.

 

16.10 quando ambos lutadores caírem fora do ringue e ficarem demorando em retornar ao ringue.

 

16.11 usando substancias não permitidas e não especificadas pelo Board of Boxing Sport

 

16.12 violações de qualquer uma das regras.

 

Regra 17: “knockdown ou queda”

 

17.1 Um “knockdown ou queda” significa uma situação de quando um lutador é atacado pelo seu oponente, através de golpes aplicados com punhos, pés, chutes ou cotovelos e cai com os seguintes critérios:

 

17.1.1 qualquer parte de seu corpo, exceto os pés, tocar no chão

17.1.2 o lutador procura socorro segurando-se nas cordas, ou ele pendura-se nas cordas, ou ele senta nas cordas do ringue.

17.1.3 qualquer parte de seu corpo ou o corpo todo este fora do estádio

17.1.4 depois de sérios ataques, ele ainda tenta manter-se em pé sem cair, mas suas condições não servem nem, para defender-se.

 

17.2 procedimentos para “Knockdown”

17.2.1 no caso de um lutador ser atacado ele esta “knocked down” o arbitro devera abrir contagem e no mesmo tempo devera ordenar que seu oponente fosse imediatamente para o corner neutro. Se o oponente desobedecer a suas ordens, o arbitro ira parar a contagem ate que tal lutador dirija-se ao corner neutro, então ele continuara a contagem numérica após o ultimo numero que teria pronunciado. Quando um lutador esta “knocked down” e fica em PE novamente, o arbitro deverá ordenar “lutem”

 

17.2.2 no caso de um “knockeddown” levantar-se ante do arbitro ter contado ate 10 e estiver pronto para continuar, mas a sua contagem ainda não esta em 8, o arbitro devera continuar contando ate 8 (contagem de segurança) e após isto ordenar que a luta recomece.

 

17.2.3 se o lutador Knockeddown estiver pronto para continuar antes da contagem (10), mas ele cai novamente sem nenhum ataque adicional, o arbitro devera continuar a contagem do ultimo numero que parou ate o fim.

 

17.2.4 no caso do arbitro ter contado 8 ou 10, devera ser considerada a luta terminada e o arbitro devera declarar a luta como ganha por Knocked down

 

17.2.5 no caso dos dois lutadores caírem simultaneamente, o arbitro devera continuar a contagem ate que um dos lutadores fique em pé no ringue. Se nenhum dos lutadores tiver condições de levantar-se ate o final da contagem, o arbitro declara a luta como “empate”. No caso dos dois lutadores estiverem caídos e tentarem levantar e um tentar segurar o outro, o arbitro devera parar a contagem e separar-los. Ele devera continuar a sua contagem se estiver um lutador no solo do ringue ate (10)

 

17.2.6 no caso de knocked down, o arbitro devera esperar (1) segundo, antes de começar a sua contagem em voz alta, de 1 – 10 com intervalo de 1 segundo cada. Enquanto estiver executando a contagem o árbitro devera sinalizar com as mãos os números para serem reconhecidos pelos auxiliares e pelo lutador.

 

17.2.7 no caso de um lutador não estar capacitado a lutar imediatamente após o intervalo de descanso entre rounds, o arbitro deverá contar, a menos que o piso do ringue não estiver em boas condições ou o estádio para uma luta.

 

Regra 18: Balançar as mãos

 

Os lutadores deverão tocar as luvas antes de começar o primeiro round da luta, e depois no começo e final de cada round, simbolizando que eles estão competindo com espírito esportivo e de acordo com as regras

 

Regra 19: medico do ringue

 

Os deveres do medico do ringue são: O medico do ringue devera estar presente no seu local designado pela competição desde o inicio ate o fim das disputas. Estes são os seguintes critérios que deverão ser observados pelos médicos:

 

19.1 checar o exame de capacidade física, antes da pesagem para certificar-se que os lutadores estão em condições saudades e com capacidade físicas não houver nenhuma proibição devido a doenças, ou doença, especificadas no livro de registros do Board of Boxing Sport

 

19.2 dar advertências e sugestões a arbitro quando requerido

 

19.3 prestar assistência quando um lutador estiver inconsciente por causa da luta. Apenas o medico do ringue é permitido a entrar no ringue, outras pessoas poderão entrar no ringue apenas se o médico especificar a necessidade.

 

  1. Administrar assistência medica quando um lutador esta KO ou Knocked out, já indicando o tratamento adequado

  2. Checar os lutadores após cada luta, para se existe a necessidade de tratamentos posteriores as lutas durante a competição.

19.5.1Depois de uma luta com 5 rounds os lutadores deverão descansar para uma próxima competição pelo período de 21 dias.

19.5.2 o vencedor em um round devera descansar pelo menos 7 dias

19.5.3 o ganhador em 3 rounds devera descansar pelo menos 14 dias.

19.5.4 o perdedor por KO ou TKO, devera descansar por 30 dias. No caso de perder pó KO ou TKO causado por 2 golpes consecutivos na cabeça, o lutador devera descansar no mínimo 90 dias e não dever ser atestado por um medico para uma competição.

 

Regra 20: Drogas ou substancias proibidas.

 

20.1 são proibidos deixar que um lutador faça uso de qualquer droga ou substancias química que não são consumidas usualmente em comidas.

 

20.2 são possíveis usar substancias para anestesia loca, mas apenas as aprovadas pelo medico do ringue

 

20.3 as proibições de substancias para lutadores são especificadas de acordo com as regulamentações Board of Boxing Sport

 

20.4 o lutador que usa substancias proibidas ou a pessoa que der a um lutador as substancias proibidas devera ser penalizado pelos meios legais.

 

20.5 um lutador ou oficial que violar as regulamentações de drogas e substancias proibidas devera ser penalizado e proibido de participar de qualquer luta ou outra atividade relacionada ao boxing.

 

20.56 quaisquer lutador que se recusar a passar pelo exame medico depois de violar as regras. Este lutador será proibido de lutar. Entretanto, o técnico que o encorajar a cometer este tipo de falar será proibido também de participar de qualquer tipo de competição.

 

 

Regra 21: interpretação

 

 

No caso de haver qualquer problema nas competições ou por causa de uma competição, não realizada através das regras, o arbitro ou presidente dos oficiais de ringue deverão decidir como acabada.

© 2018 WBC MuayThai Brazil.

 Orgulhosamente criado por Ricardo Santana.

Telefone:

(11) 3875-6150

E-mail:
wbcmuaythaibrazil@gmail.com

Endereço: 

Rua Jaciporã, 80 - Sumarezinho

São Paulo/SP 

bottom of page